Segunda-feira, 07 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Brasil conquista vagas masculina e feminina no vôlei de praia para Los Angeles 2028

Esportes

Brasil conquista vagas masculina e feminina no vôlei de praia para Los Angeles 2028

Títulos no Torneio Sul-Americano, disputado em João Pessoa, garantiram ao país duas vagas nos próximos Jogos Olímpicos

Brasil conquista vagas masculina e feminina no vôlei de praia para Los Angeles 2028

Foto: Israel Victor/Beach Games Brazil/Grupo 2M

Por: Metro1 no dia 07 de setembro de 2026 às 11:40

O Brasil assegurou duas vagas no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A classificação foi confirmada neste domingo (6), após o país conquistar os títulos das disputas masculina e feminina do Torneio Sul-Americano, realizado em João Pessoa.

As vagas, no entanto, pertencem ao Brasil e não diretamente às duplas campeãs. Caberá à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) definir, posteriormente, quais parcerias representarão o país na Olimpíada.

No torneio feminino, Thâmela e Vic ficaram com o título após vencerem as paraguaias Michelle Valiente e Giuliana Corrales por 2 sets a 0, com parciais de 26/24 e 21/7. A dupla brasileira ocupa atualmente a terceira posição do ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

A liderança do ranking é de outra parceria brasileira, formada por Carol Solberg e Rebecca.

Entre os homens, a final reuniu duas duplas do Brasil. André e Renato venceram Evandro e Arthur Lanci por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 23/21, e garantiram o título. Os campeões aparecem na nona colocação do ranking mundial, enquanto os vice-campeões ocupam o terceiro lugar.

O país ainda poderá ampliar sua presença no vôlei de praia em Los Angeles. Cada nação pode levar até duas duplas por gênero aos Jogos Olímpicos.

A segunda vaga poderá ser conquistada em 2027, com o título do Campeonato Mundial, marcado para acontecer na Holanda entre os dias 13 e 22 de agosto. Também haverá possibilidades de classificação por meio do ranking da FIVB e de um mini-circuito de três etapas previsto para 2028.

Além do vôlei de praia, o Brasil já tem vagas asseguradas para Los Angeles 2028 na ginástica rítmica e no futebol feminino. O conjunto brasileiro de ginástica conquistou a classificação com o bronze na prova geral do Mundial de Frankfurt, na Alemanha, enquanto a Seleção Brasileira feminina garantiu presença olímpica ao vencer a Copa América de 2025, no Equador.