Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Futebol feminino ganha novas regras de profissionalização antes da Copa de 2027

Esportes

Futebol feminino ganha novas regras de profissionalização antes da Copa de 2027

Medidas preveem mais mulheres em cargos de gestão, combate à violência e à discriminação e redução gradual do número de atletas não profissionais nas competições

Futebol feminino ganha novas regras de profissionalização antes da Copa de 2027

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Por: Metro1 no dia 28 de setembro de 2026 às 14:00

Atualizado: no dia 28 de setembro de 2026 às 14:27

Uma nova lei estabelece regras para ampliar a profissionalização do futebol feminino no Brasil e prevê medidas voltadas ao desenvolvimento da modalidade. Entre as ações está a criação de um plano de legado social, esportivo e financeiro relacionado à Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no país.

A proposta busca garantir que investimentos e iniciativas vinculados ao torneio tenham continuidade após a competição. O texto também inclui o futebol feminino entre as prioridades da política esportiva nacional.

Entre as medidas previstas estão ações para ampliar a presença de mulheres em cargos de gestão, comissões técnicas e na arbitragem. A legislação também estabelece a criação de protocolos para combater discriminação, intolerância e violência contra mulheres no esporte.

Na formação de atletas, clubes e organizações esportivas deverão oferecer às meninas estruturas equivalentes às disponibilizadas aos meninos, incluindo espaços, equipamentos e equipes técnicas.

Inscrição de atletas não profissionais

A nova regra também estabelece limites para a participação de jogadoras não profissionais em torneios oficiais.

Na principal divisão nacional, cada equipe poderá inscrever até quatro atletas não profissionais. Nas demais divisões nacionais e na principal divisão estadual, o limite será de seis jogadoras. Já nas demais competições profissionais, poderão ser inscritas até oito atletas nessa condição.

A profissionalização será implementada de forma gradual. O governo federal ainda deverá regulamentar como e em que ritmo será reduzido o número de atletas não profissionais até que as competições sejam totalmente profissionalizadas.

A proposta foi enviada pelo governo federal ao Congresso em setembro do ano passado. O texto foi aprovado pela Câmara em agosto e pelo Senado no início de setembro deste ano.

Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será disputada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho. O torneio terá partidas em oito cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.