
Esportes
Copa feminina mobiliza mulheres e traz engajamento além da tela em Salvador
Bares e espaços culturais vão exibir os jogos; confira lista

Foto: Assessoria / CBF
Quando a bola começar a rolar no campo, a gente vai saber que é muito mais que isso. Meninas e mulheres se verão nas telas e vão projetar os próprios sonhos nos pés das estrelas que participarão da Copa Mundial Feminina. Pela primeira vez, as partidas da seleção feminina na competição serão transmitidas pela TV Globo e pela Band. Quem quiser assistir aos jogos em Salvador ainda pode ir a bares e outros espaços que vão fazer a transmissão do evento. (Confira abaixo nossa seleção de lugares)
Uma das iniciativas é o projeto #copacomasmanas, que pretende reunir mulheres para ver as partidas e promover inclusão através de bate-papos. A proposta foi idealizada pelo Coletivo Crioula Criô. A primeira reunião do grupo será no jogo de estreia da seleção brasileira no torneio, contra a Jamaica, neste domingo (9), no café-teatro do Teatro Vila Velha (Campo Grande).
"Vamos ter possibilidade de ter um evento com mulheres correndo atrás de muitas lutas e falando por nós através do esporte, através do futebol. Então não vai ser somente a transmissão de um jogo. Será a transmissão de várias conquistas, sonhos e realidades juntas, em um campo, sendo levadas à frente", disse uma das criadoras do coletivo, Jamile Menezes, ao Metro1.
Apesar de considerar que há muito a avançar, ela acredita que, com a transmissão da Copa pela primeira vez, será possível repensar o futebol e outros esportes femininos. "Hoje fica quase impossível ignorar a potência e a demanda que existe de ações que pautem o universo feminino", defende.
Os encontros se repetirão nos jogos do Brasil x Austrália (13/6, 12h30) e Brasil x Itália (18/6, 16h) em espaços a serem divulgados.
Visibilidade aumenta
A jornalista de esportes Juliana Lisboa elenca uma série de fatores que têm colocado o futebol feminino em maior evidência. Neste ano, além dos dois canais de TV aberta, a SporTV e a BandSports também vão passar os jogos ao vivo.
"Eu acho que, porque o futebol feminino vem se popularizando aqui no Brasil, principalmente de dois anos para cá, desde 2017, com a consolidação do campeonato brasileiro, e agora com a obrigação dos times masculinos da Série A em manter equipes femininas, é natural também que o interesse aumente. Então é uma cadeia de fatores que vai impulsionando o interesse no futebol feminino", avalia.
"A gente também pode fazer um paralelo com o feminismo, com interesse de valorizar o trabalho de mulheres. Marta foi eleita a melhor jogadora de futebol feminino pela sexta vez. É um fator que também contribui", completa.
Veja onde assistir ao primeiro jogo, no domingo:
Copa Com as Manas – encontros de torcida feminina nos jogos da Seleção Feminina de Futebol na Copa 2019
- Onde: Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha (Campo Grande)
- Quando: A partir das 9h30
- Quanto: Aberta ao público, sujeito à lotação do espaço
- Programação: DJ Nai Kiese e bate-papo com Claudia Sandes – Campanha #MeDeixeTorcer do E.C.Bahia
Bar Velho Espanha
- Onde: Rua General Labatut, 38, Barris
- Quando: Abertura às 8h
- Programação: Atrações musicais (a divulgar)
Casa de Cultura Zungu Iyagbá
- Onde: Travessa Basílio de Magalhães, 84, Rio Vermelho
- Programação: Comentários ao vivo com a treinadora Luana Leal e a estudante Flora Trad, almoço com opção vegana, happy hour com música ao vivo e discotecagem com Catarina Sampaio
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.