Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 13 de março de 2024

Esportes

Olimpíada pode ser cancelada se pandemia não for controlada, diz presidente da COI

O dirigente ainda classificou como especulação notícias de que os Jogos de Tóquio ocorrerão sem a presença de torcedores. “Não é isso que queremos, porque o espírito olímpico é sobre unir fãs", disse

Olimpíada pode ser cancelada se pandemia não for controlada, diz presidente da COI

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 21 de maio de 2020 às 15:00

Mesmo adiada para o ano que vem, a Olimpíada de Tóquio (Japão) corre o risco de ser cancelada, caso a pandemia do novo coronavírus (covid-19) não seja controlada até a data do evento, em 23 de julho. A afirmação foi feita por Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), durante entrevista ontem (20) à rede britânica BBC News.

"Realizar as Olimpíadas no verão [no Japão] é a última opção. Francamente, entendo isso porque você não pode empregar para sempre 3.000 ou 5.000 pessoas em um comitê organizador. Você não pode mudar todos os anos todo o calendário esportivo mundial de todas as principais federações. Você não pode ter os atletas em incerteza. Você não pode ter tanta sobreposição com os futuros Jogos Olímpicos, por isso entendo essa abordagem de nossos parceiros japoneses”, disse.

Apesar da possibilidade real de cancelamento, o presidente do COI reforçou que está confiante e empenhado na realização dos Jogos, entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. O dirigente ainda classificou como especulação notícias de que os Jogos de Tóquio ocorrerão sem a presença de torcedores. 

“Não é isso que queremos, porque o espírito olímpico é sobre unir fãs. Isso que torna os Jogos únicos. Mas quando chegaríamos a essa decisão... eu pediria que você me desse mais tempo para consultas com os atletas, com a Organização Mundial de Saúde, com os parceiros japoneses”, concluiu.