Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

'Se uma vida está em risco, não se deve fazer jogo de futebol', avalia Juca Kfouri

Esportes

'Se uma vida está em risco, não se deve fazer jogo de futebol', avalia Juca Kfouri

Jornalista critica partidas sem torcedores nos estádios: 'Torcedor, a razão de ser do futebol'

'Se uma vida está em risco, não se deve fazer jogo de futebol', avalia Juca Kfouri

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 30 de julho de 2020 às 12:14

O jornalista e escritor Juca Kfouri comentou o processo de retorno do futebol brasileiro em meio à pandemia de coronavírus e falou do sentimento diante da ausência dos torcedores nas arquibancadas dos estádios. Na avaliação do comunicador, há uma discordância grande manter as partidas suspensas e os shoppings centers abertos.

"Está sendo feito com todos os cuidados possíveis e imagináveis, com todos os protocolos e tudo mais. É difícil ter um posição contra a volta do futebol quando você tem shoppings abertos, atividades não-essenciais funcionando. E aí você pensa, por que não o futebol? Mobiliza tanta gente, até o entretenimento para ajudar as pessoas em casa com o que se distrair. É possível tomar cuidados de segurança que outras atividades não se tomam. Acontece que eu acho o seguinte: dado o fato do futebol não ser uma atividade essencial e, por mais que a gente entenda a dificuldade e necessidade de faturamento dos clubes, embora justifiquei agora a situação em função da pandemia quando isto não é verdade, parecendo o ministro Paulo Guedes, que disse que o Brasil estava em vias de decolar antes da pandemia e que a pandemia agravou, um azar de nossa situação, o fato é que nada justifica, em torno de um jogo de futebol, que você ponha uma vida em risco", disse Juca, em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole hoje (30).

"Se uma vida está em risco por causa de um jogo de futebol, você não deve fazer o jogo de futebol. Você não pode evitar vidas em risco do pessoal da saúde pública, dos hospitais, dos supermercados, dos transportes e uma porção de área de atividades que têm que correr o risco. No jogo de futebol não se justifica, é assim que eu vejo, ainda mais num país que não atingiu sequer o topo de sua curva, diferente do que aconteceu com países europeus que voltaram com o futebol", comentou.

Questionado pela jornalista Malu Fontes, que também é comentarista da Metrópole, Juca falou sobre a experiência "chata" de ver jogos de futebol sem a presença dos torcedores. "Vamos ter que nos adaptar a essa coisa chata, que é igual a chupar bala com papel, que é ver jogos de futebol sem torcida. Por mais que existam recursos virtuais, com som de torcida nas transmissões e som de torcida em alto-falante, o calor humano do torcedor faz uma falta terrível para o jogo, quem joga e quem assiste. Isso equilibra muito tecnicamente a qualidade dos jogos", disse Kfouri.

O jornalista fez uma avaliação desta ausência nas partidas entre Bahia e Confiança, no Nordestão, e São Paulo e Mirassol, no Campeonato Paulista. "A gente tem visto isso, vimos a dificuldade que o Bahia encontrou para ganhar do Confiança, na bacia das almas aos 42 minutos do segundo tempo. Ontem o São Paulo foi eliminado pelo Mirassol, sendo que não é apenas um clube pequeno. Durante o período da pandemia, o Mirassol perdeu 18 jogadores. Reuniu um catado, veio ao Morumbi e ganhou do poderoso soberano São Paulo Futebol Clube de 3 a 2. Não tinha torcida, pressão e nada. Os clubes precisaram voltar e precisam voltar à atividade porque dependem dos direitos e do dinheiro de transmissão dos patrocinadores. Mas os clubes já vinham em situação pré-falimentar, com raríssimas exceções. Diga-se de passagem, o Bahia é uma delas" comentou.

"É um futebol com a falta do que é mais importante no futebol, que não é nem a bola, jogador ou treinador. É o torcedor, a razão de ser do futebol", acrescentou.