Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

ONU pede libertação de Assange ao Reino Unido e Suécia

Internacional

ONU pede libertação de Assange ao Reino Unido e Suécia

A liberação de Julian Assange, fundador do Wikileaks, foi pedida por especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (5) às autoridades do Reino Unido e Suécia. [Leia mais...]

ONU pede libertação de Assange ao Reino Unido e Suécia

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 05 de fevereiro de 2016 às 07:51

A liberação de Julian Assange, fundador do Wikileaks, foi pedida por especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (5) às autoridades do Reino Unido e Suécia. Eles pediram ainda o respeito ao direito de Assange à liberdade de deslocamento. O grupo da ONU alegou que a privação de liberdade ilegal de longo prazo foi aplicada a Julian Assange por causa de uma investigação "pouco ativa" da procuradoria da Suécia. A detenção de Assange foi realizada em detrimento do direito internacional.

"A privação de liberdade de Assange deve ser cessada, a sua inviolabilidade pessoal e o direito à liberdade de deslocamento devem ser respeitas e que deve ter o direito à compensação", ressaltou a ONU. Em 2010, as autoridades suecas formalizaram acusações contra Assange por coerção sexual e estupro. Desde 2012, o fundador do WikiLeaks reside na embaixada do Equador em Londres para evitar extradição por autoridades suecas aos Estados Unidos, onde pode encarar processos criminais por espionagem e publicação de milhares de documentos confidenciais.