Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Internacional

Duas toneladas de alimentos do MST são enviadas à Faixa de Gaza em avião da FAB

A aeronave está prevista para decolar nesta segunda-feira (30)

Duas toneladas de alimentos do MST são enviadas à Faixa de Gaza em avião da FAB

Foto: Roveno Rosa/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de outubro de 2023 às 14:35

Duas toneladas de alimentos foram doadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aos palestinos afetados pelo conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. As doações serão enviadas por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem voo agendado para esta segunda-feira (30). 

O avião vai transportar arroz, leite em pó e derivados de milho. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os alimentos serão uma contribuição do governo brasileiro e da sociedade civil para os “esforços internacionais de assistência humanitária”.

Com a crise gerada pela redução da entrada de caminhões em Gaza, estabelecida pelo governo israelense, cidadãos na zona de conflito relatam que há escassez de mantimentos na região. 

Um reflexo da crise ocorreu no último sábado (30), quando diversos armazéns da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) nas áreas central e sul da Faixa de Gaza foram invadidos. Segundo a organização, foram levados itens como farinha de trigo, lentilha, açúcar e latas de óleo.

“Este é um sinal preocupante de que a ordem civil começa a ruir depois de três semanas de guerra e de um cerco rigoroso a Gaza. As pessoas estão assustadas, frustradas e desesperadas”, afirmou Thomas White, diretor de assuntos da UNRWA na Faixa de Gaza.