Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Congresso dos EUA vai discutir retirada de sigilo em documentos sobre ditadura no Brasil

Internacional

Congresso dos EUA vai discutir retirada de sigilo em documentos sobre ditadura no Brasil

Sessão que vai tratar da retirada do sigilio deve acontecer no início de dezembro

Congresso dos EUA vai discutir retirada de sigilo em documentos sobre ditadura no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 25 de novembro de 2023 às 07:30

O Congresso dos Estados Unidos em parceria com o gabinete da deputada democrata Nydia Velázquez irão realizar uma sessão para tratar da retirada de sigilo que o governo americano colocou em documentos que tratam da ditatura no Brasil. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A iniciativa foi proposta pelo Washington Brazil Office, uma das 16 organizações que enviaram uma carta ao mandatário do país em julho com a solicitação. A sessão irá acontecer no dia 5 de dezembro de modo virtual.

Em 2024, o golpe militar vai completar 60 anos no Brasil. Há a possibilidade dos documentos serem divulgados por conta de precedentes. Em agosto, o Departamento de Estado dos EUA revelou arquivos confidenciais que foram enviados ao presidente Richard Nixon no período que antecedeu e no dia do golpe militar no Chile, em 1973.