
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Futuro da negociação entre Mercosul e UE é incerto após desistirem de fechar acordo na próxima semana
Internacional
Futuro da negociação entre Mercosul e UE é incerto após desistirem de fechar acordo na próxima semana
Postura do próximo presidente ainda é uma incógnita, já que ele defende uma rápida abertura comercial da Argentina

Foto: Reprodução/Redes sociais
Alguns dias antes da posse de Javier Milei na Argentina, o Mercosul e a União Europeia desistiram de fechar um acordo de livre comércio na próxima semana, durante a cúpula de presidentes do bloco sul-americano. Os europeus foram informados oficialmente sobre a desistência nesta sexta-feira (1º).
O governo argentino, ainda com o peronista Alberto Fernández na Casa Rosada, comunicou ao Brasil que não terá condições de assumir novos compromissos nas negociações e que pretende deixar as decisões pendentes para Milei. A postura do próximo presidente ainda é uma incógnita, já que ele defende uma rápida abertura comercial da Argentina, mas pode preferir caminhos diferentes, como uma liberalização unilateral ou um ritmo mais acelerado de queda das tarifas de importação no âmbito dos acordos.
Uma rodada possivelmente decisiva de negociações que ocorreria no Rio de Janeiro, em meio à reunião do Mercosul foi desmarcada. Também foi descartada uma vinda da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, à cúpula do Mercosul.
O Mercosul e a União Europeia desistiram de fechar um acordo de livre comércio na próxima semana, durante a cúpula de presidentes do bloco sul-americano. De acordo com a CNN Brasil, fontes que participaram das discussões explicaram que um acordo realmente estava perto de ocorrer e que restam poucas pendências para superar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.