Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Internacional

Justiça dos EUA convoca Elon Musk para novo depoimento sobre compra do Twitter

Eo dia 15 de setembro de 2023, mas não compareceu

Justiça dos EUA convoca Elon Musk para novo depoimento sobre compra do Twitter

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Metro1 no dia 12 de fevereiro de 2024 às 12:30


Uma juíza federal dos Estados Unidos do distrito Norte da Califórnia, Laurel Beeler, solicitou que Elon Musk, CEO da Tesla e da rede social X, antigo Twitter, testemunhe novamente na investigação que apura a compra do Twitter. Será a terceira vez que o empresário depõe para a Securities and Exchange Commission (SEC).

Na decisão da juíza, a SEC pode emitir a intimação a Musk, visto que a "evidência é relevante e material para a investigação da SEC, e o testemunho não é indevidamente oneroso". A investigação analisa se o empresário cometeu fraude civil ao não divulgar quais seriam os planos para a rede social ao comprar as ações entre janeiro e abril de 2022.

O primeiro depoimento ocorreu em 2022, mas novos depoimentos são solicitados à medida que os documentos são analisados. O empresário deveria ter comparecido a um novo depoimento em 15 de setembro de 2023, mas não compareceu.

"Os esforços da agência foram recebidos com a recusa geral de Musk em comparecer para prestar depoimento", escreveu a SEC. Os advogados de Musk disseram à SEC que ele não compareceria porque a investigação era "frívola" e chamaram os vários pedidos de documentos da SEC e a exigência de mais testemunhos de "preocupantes ações do governo", apontou a agência.

Com a determinação da Justiça, ambas as partes irão se reunir em até uma semana para definir a data e o local de um novo depoimento.