Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 04 de março de 2024

Internacional

Coreia do Norte testa novo sistema de controle balístico de foguetes

Desenvolvimento pode marcar "mudança qualitativa" nas capacidades defensivas do país, diz governo

Coreia do Norte testa novo sistema de controle balístico de foguetes

Foto: Divugação/KNCA

Por: Metro1 no dia 12 de fevereiro de 2024 às 17:03

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (12) que testou com sucesso um novo sistema de controle balístico para um lançador múltiplo de foguetes. O governo norte-coreano afirma que o desenvolvimento do sistema representa uma "mudança qualitativa" em suas capacidades defensivas.

Segundo a mídia estatal norte-coreana, o teste foi realizado no fim de semana e supervisionado pelo líder do país, Kim Jong-un. O sistema teria apresentado um "alto nível de precisão" no lançamento de projéteis. O governo norte-coreano declarou que o sistema passará por mais testes nos próximos dias e que, posteriormente, seu "papel será ampliado" nos campos de batalha.

Na última quinta-feira (8), Kim Jong-un proferiu um discurso em que ameaçou usar todo o poderio militar da Coreia do Norte para eliminar seus inimigos caso algum deles utilizasse a força contra o país. "Se os inimigos tentarem usar a força contra o nosso país, tomaremos a ousada decisão de mudar a história e não hesitaremos em usar todo o nosso superpoder para eliminá-los", disse Kim Jong-un.

O desenvolvimento do novo sistema de controle balístico pela Coreia do Norte gerou preocupação na comunidade internacional. Os Estados Unidos e seus aliados condenaram o teste e pediram à Coreia do Norte que retorne às negociações sobre seu programa nuclear.