Internacional
Enchente no Texas deixa 24 mortos e dezenas de desaparecidos; 23 meninas sumiram em acampamento

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
União Europeia abre investigação contra TikTok por possível violação das normas de proteção a menores de idade
Investigação também avaliará se o TikTok violou a regulamentação existente sobre acesso a dados, gestão de riscos, design viciante e conteúdo prejudicial
Foto: Flickr
A União Europeia (UE) instaurou uma investigação contra a rede social TikTok, por possível violação das normas de transparência e proteção a menores.
O anúncio da abertura do chamado “procedimento formal” foi realizado pelo comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, nesta segunda-feira (19), através da rede social X.
A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, destacou em comunicado que a investigação também avaliará se o TikTok violou a regulamentação existente sobre "acesso a dados, gestão de riscos, design viciante e conteúdo prejudicial".
Dessa forma, a investigação promete se concentrar em quatro áreas: a forma como o TikTok avalia e mitiga os riscos sistêmicos; o cumprimento da proteção da privacidade e segurança dos menores de idade; a emissão de publicidade "confiável"; e as medidas adotadas para aumentar a transparência.
Este é o segundo procedimento do tipo instaurado pela UE, à luz da nova regulamentação das plataformas digitais, após uma investigação semelhante contra o X.
Today we open an investigation into #TikTok over suspected breach of transparency & obligations to protect minors:
— Thierry Breton (@ThierryBreton) February 19, 2024
?Addictive design & screen time limits
?️ Rabbit hole effect
? Age verification
? Default privacy settings
Enforcing #DSA for safer Internet for youngsters pic.twitter.com/4d2F0FQUHw
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.