Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Polícia do Equador invade embaixada do México e prende ex-vice-presidente equatoriano

Internacional

Polícia do Equador invade embaixada do México e prende ex-vice-presidente equatoriano

Jorge Glas foi condenado duas vezes por corrupção e tinha recebido asilo político do governo mexicano na embaixada em Quito, capital do Equador

Polícia do Equador invade embaixada do México e prende ex-vice-presidente equatoriano

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 06 de abril de 2024 às 12:14

A polícia do Equador invadiu a embaixada do México em Quito nesta sexta-feira (5) e prendeu Jorge David Glas Espinel, o ex-vice-presidente equatoriano que vivia na embaixada desde dezembro do ano passado.

Glas atuou no governo do ex-presidente Rafael Correa de 2013 até 2017 e foi condenado duas vezes por corrupção, em um dos casos envolvendo a Odebrecht, em que deveria cumprir 6 anos de prisão.

O ex-vice-presidente, que tinha recebido asilo político do governo mexicano na embaixada em Quito (capital equatoriana), diz estar sendo “perseguido” pela  Procuradoria-Geral do Equador.

O presidente do México, López Obrador, afirmou ter sido comunicado pelo ocorrido através da secretária de Relações Exteriores, Alicia Bárcena, e deliberou a suspensão das relações entre os dois países.

“Isto é uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México, razão pela qual instruí o nosso chanceler a emitir uma declaração sobre este ato autoritário, proceder legalmente e declarar imediatamente a suspensão das relações diplomáticas com o governo do México e Equador”, declarou Obrador.

O México e o Equador não vivem um momento político tranquilo, situação que se tornou ainda mais complicada neste semana, após o presidente mexicano criticar as eleições equatorianas. Em razão do posicionamento mexicano quanto à eleição, na quinta-feira (4) o Equador declarou a embaixadora mexicana em Quito, Raquel Serur Smeke, como “persona non grata” no país.