Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 22 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

França declara apoio a pedidos de mandados de prisão do TPI contra Netanyahu e líderes do Hamas

Internacional

França declara apoio a pedidos de mandados de prisão do TPI contra Netanyahu e líderes do Hamas

Ministério das Relações Exteriores francês afirmou que TPI dever ter independência na luta contra a impunidade 'em todas as situações'

França declara apoio a pedidos  de mandados de prisão do TPI contra Netanyahu e líderes do Hamas

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 21 de maio de 2024 às 10:53

A França apoiou os pedidos de madados de prisão expedidos pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o primeiro-ministro israelense  Benjamim Netanyahu, o ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant, e os líderes do Hamas Yahya Sinwar, Mohammad Deif e Ismail Haniyeh. 

A decisão francesa foi fortemente criticada por países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.
"Em relação a Israel, caberá à Câmara de Pré-Julgamento do tribunal [TPI] decidir se emitirá estes mandados, depois de examinar as provas apresentadas pelo procurador para apoiar as suas acusações”, disse o Ministério das Relações Exteriores francês, em um comunicado nesta segunda-feira (20). "A França apoia o Tribunal Penal Internacional, a sua independência e a luta contra a impunidade em todas as situações".

Nos pedidos do TPI, Netanyahu, Gallant e os líderes do Hamas foram acusados de crimes de guerra e contra a Humanidade durante o ataque de 7 de outubro a Israel e na posterior invasão de Gaza. Autoridades israelenses e do Hamas criticaram a decisão, afirmando que os mandados deveriam ser restritos ao lado inimigo.
Em regra, os aliados ocidentais de Israel criticaram a tentativa de responsabilização das autoridades do Estado judeu.