Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Deputada solicita impeachment de juízes conservadores da Suprema Corte dos EUA

Internacional

Deputada solicita impeachment de juízes conservadores da Suprema Corte dos EUA

A ação é mais simbólica do que prática, já que com a maioria republicana na Câmara, as chances de o processo avançar são reduzidas

Deputada solicita impeachment de juízes conservadores da Suprema Corte dos EUA

Foto: daddyodilly/Flickr

Por: Metro1 no dia 10 de julho de 2024 às 17:25

Alexandria Ocasio-Cortez, deputada democrata dos Estados Unidos, protocolou nesta quarta-feira (10) pedidos de impeachment contra os juízes conservadores da Suprema Corte, Clarence Thomas e Samuel Alito, segundo informa seu gabinete. 

A deputada, conhecida como AOC, é uma das líderes da ala mais conservadora do seu partido e havia prometido que apresentaria os requerimentos após a Corte Suprema da Justiça americana conceder imunidade parcial de persecução penal a presidentes, em uma vitória de Donald Trump.

No entanto, a ação é mais simbólica do que prática, já que com a maioria republicana na Câmara, as chances de o processo avançar são reduzidas.

Com isso, o pedido de impeachment acaba sendo mais uma ferramenta de pressão pública contra Thomas e Alito, cuja credibilidade vem sendo questionada após reportagens publicadas desde o ano passado mostrarem que ambos tiveram despesas de viagens pagas por nomes conservadores, entre outros presentes.

“Dada a incapacidade demonstrada da corte em preservar sua própria conduta legítima, cabe ao Congresso conter a ameaça que isso representa para nossa democracia e para as centenas de milhões de americanos prejudicados pela crise de corrupção que se desenrola dentro da Corte”, completa.

O pedido é apoiado por outros oito deputados democratas: Barbara Lee, Rashida Tlaib, Bonnie Watson Coleman, Delia Ramirez, Maxwell Frost, Ilhan Omar, Jamaal Bowman e Jasmine Crockett.