Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Situação em Gaza é “uma das maiores crises humanitárias da história recente”, diz Lula na ONU
Internacional
Situação em Gaza é “uma das maiores crises humanitárias da história recente”, diz Lula na ONU
Presidente brasileiro criticou guerras e defendeu a reforma da ONU e do Conselho de Segurança
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na abertura do debate entre chefes de Estado na 79° Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (24), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia e disse que a situação em Gaza é “uma das maiores crises humanitárias da história recente”.
Nos últimos dias, Israel tem realizado uma série ataques contra o Líbano que deixaram centenas de mortos, moveram moradores e acentuaram a tensão em torno de conflito regional mais amplo. Na outra frente de guerra, em Gaza, o país continua uma ofensiva que já deixou mais de 40 mil mortos, segundo autoridades palestinas. O presidente Lula afirma que "Precisamos ir muito além e dotar a ONU dos meios necessários para enfrentar as mudanças vertiginosas do panorama internacional. Vivemos momento de crescentes angústias, frustrações, tensões e medo".
"O que começou como ação terrorista de fanáticos contra civis israelenses inocentes, tornou-se punição coletiva de todo o povo palestino", completa ele em seu discurso, que foi o primeiro na cerimônia.
A assembleia ocupa “uma posição central como o principal órgão deliberativo, de formulação de políticas e representativo das Nações Unidas”, segundo a própria instituição.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.