
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Legalização da maconha ganha apoio dos dois candidatos à presidência nos EUA
Internacional
Legalização da maconha ganha apoio dos dois candidatos à presidência nos EUA
Pela primeira vez na história ambos os candidatos ao governo americano apoiam publicamente a legalização da maconha

Foto: Divulgação/Casa Branca/Tia Dufour/Adam Schultz
Há doze anos nos Estados Unidos, a legalização da maconha enfrentava forte oposição por parte de políticos tradicionais e até mesmo dos estados mais progressistas. Hoje, o cenário político norte-americano mudou drasticamente. Essa mudança também alcançou os mais altos níveis da política, Kamala Harris confirmou seu apoio este mês, enquanto Donald Trump anunciou que votará a favor da iniciativa na Flórida, além de apoiar o alívio das restrições federais sobre a cannabis.
De acordo com uma pesquisa da Gallup, em 2000, apenas 31% da população era a favor da legalização; hoje, esse número subiu para 70%. Uma das explicações para essa rápida mudança de opinião pública é o cansaço com a fracassada guerra contra as drogas. Décadas de políticas punitivas não trouxeram resultados eficazes, e o país está em meio à maior crise de overdose de drogas de sua história.
Apesar da crescente aceitação, a legalização trouxe desafios, como a regulação federal, o aumento de dependência e problemas de saúde relacionados ao uso diário da maconha. Bancos, regulados pelo governo federal, relutam em lidar com o dinheiro proveniente de empresas de maconha, equiparando essas transações às de cartéis de drogas. Ainda assim, a indústria de cannabis, que já movimenta 33 bilhões de dólares, segue crescendo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.