Internacional
Eleição nos EUA: Kamala e Trump empatam em 1ª urna apurada
Dixville Notch, em New Hampshire, abriga menos de dez moradores, segundo dados do Censo dos Estados Unidos
Foto: Official White House/ Shealah Craighead/ Carlos Fyfe
A primeira urna das eleições nos Estados Unidos foi aberta nesta terça-feira (5) na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. A votação teve início pontualmente à meia-noite, no horário local (2h, no horário de Brasília), e foi finalizada em poucos minutos. Kamala Harris e Donald Trump receberam, cada um, 3 votos.
Desde os anos 1960, Dixville Notch se destaca por ser a primeira localidade a abrir as urnas nas eleições presidenciais americanas. Com poucos eleitores, a contagem dos votos é realizada logo após o encerramento da votação. As primeiras urnas serão fechadas às 20h (horário de Brasília), e as últimas, às 3h de quarta-feira. Nos sete estados-pêndulo — Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin —, que são decisivos para a corrida eleitoral, a votação será encerrada entre 21h e 00h, também no horário de Brasília.
Logo após o encerramento da votação, começa a contagem das células. No entanto, o processo pode se estender, já que alguns estados contam os votos mais rapidamente do que outros. Esse ritmo depende, em grande parte, das leis de cada lugar. Além disso, se a disputa for tão acirrada quanto as pesquisas indicam, pode levar dias até que um vencedor seja projetado, como ocorreu em 2020.
Donald Trump
O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump votou nas eleições na tarde desta terça-feira (5), na Flórida. Trump votou ao lado de sua esposa, Melania, em um centro recreativo em Palm Beach, perto de Mar-a-Lago, onde o republicano tem uma mansão. Após votar, o ex-presidente falou com a imprensa. Trump afirmou não se arrepender de nada ao longo da campanha e se mostrou otimista com o resultado. "Me sinto confiante", disse.
Kamala Harris
A candidata democrata Kamala Harris disse no domingo (3) que já votou por correio nas eleições presidenciais. Ela divulgou um vídeo em suas redes sociais em que incentiva seus eleitores a votar. "Acabei de preencher minha cédula de votação pelo correio", declarou Kamala a jornalistas no estado-chave de Michigan, a dois dias do pleito. Ela disse, ainda, que a cédula está "a caminho da Califórnia".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.