
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Presidente da Coreia do Sul escapa de impeachment após decretar lei marcial
Internacional
Presidente da Coreia do Sul escapa de impeachment após decretar lei marcial
Presidente da Coreia do Sul escapa de impeachment após manobra de aliados no Parlamento

Foto: KANG MIN SEOK/Republic of Korea
Menos de uma semana após decretar lei marcial e tentar dissolver o Congresso, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, conseguiu evitar o impeachment. A proposta de afastamento, apresentada pela oposição com base em supostas violações graves da Constituição, foi rejeitada neste sábado (7), graças a uma estratégia do Partido do Poder Popular (PPP), que orientou quase todos os seus deputados a deixarem a sessão sem registrar seus votos. A oposição, no entanto, já anunciou que pretende apresentar uma nova moção antes do final do ano.
O episódio encerra uma semana tumultuada para Yoon, que enfrentou flutuações no apoio entre seus próprios aliados. Na terça-feira, ao decretar uma controversa lei marcial, vigente por apenas algumas horas, viu parlamentares de sua base desafiarem as forças de segurança que cercavam a Assembleia Nacional e votarem contra a medida. No entanto, no sábado, os mesmos parlamentares optaram por boicotar a votação do impeachment.
Com 192 deputados, a oposição detém a maioria no Parlamento, mas precisava convencer pelo menos oito parlamentares governistas para alcançar os 200 votos necessários para aprovar o afastamento, que exige o apoio de dois terços da Casa. Entre os 108 deputados do bloco governista, apenas um, Ahn Cheol-soo, permaneceu no plenário. Veterano da política, Ahn já integrou o Partido Democrático, principal força de oposição, e chegou a disputar a Presidência no passado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

