
Internacional
Trump esvazia Departamento de Educação: "desperdício de dinheiro"
Decreto esvazia o órgão que equivale ao Ministério da Educação

Foto: Divulgação/White House
O presidente Donald Trump deve assinar nesta quinta-feira (20) o decreto que ordena o desmonte do Departamento de Educação. Com isso, o republicano avança para cumprir a promessa de fechar a agência, embora autoridades americanas reconheçam que isso requer aprovação do Congresso.
A medida já está sendo contestada por um grupo de procuradores-gerais estaduais democratas, que entraram com uma ação na semana passada para impedir que o governo Trump desmonte o departamento (equivalente ao Ministério da Educação no Brasil) e suspender a demissão de quase metade da equipe da pasta. Trump deve instruir a secretária Linda McMahon a transferir a autoridade sobre a educação para os Estados. Também determina que quaisquer programas ou atividades que recebam fundos remanescentes do Departamento de Educação não devem "promover o DEI [diversidade, equidade e inclusão] ou a ideologia de gênero", de acordo com um informativo da Casa Branca.
Ele já pediu diversas vezes a eliminação do departamento, chamando-o de "um grande golpe" e alegando que investimentos na pasta são "desperdício de dinheiro". O governo Trump tem planos de reduzir ainda mais as agências federais, o que deve resultar em uma segunda rodada de demissão de milhares de funcionários públicos nas próximas semanas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.