
Internacional
Habemus papam: O que acontece após a fumaça branca
Sinal foi emitido nesta quinta-feira (8). Próximos passos incluem escolha do novo nome, Sala das Lágrimas (para escolha da batina), "Habemus Papam" e a primeira aparição do pontífice

Foto: Reprodução/Vatican News
A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), marcando o fim da espera pelo anúncio do novo papa. O sinal, emitido no segundo dia de conclave, indica que os cardeais chegaram a um consenso. Apesar da definição, ainda há uma série de ritos a serem cumpridos antes da apresentação oficial do novo líder da Igreja Católica.
Escolha do nome
Logo após a eleição, o futuro pontífice precisa escolher como será chamado durante seu papado. A pergunta ritual é feita pelo cardeal decano: "Quo nomine vis vocari?" ("Qual nome deseja usar?").
A decisão cabe inteiramente ao eleito, que costuma se inspirar em papas anteriores, santos da Igreja ou figuras marcantes do cristianismo. Essa tradição remete ao próprio Cristo, que deu a Simão o nome de Pedro, símbolo de uma nova missão.
Momento íntimo na Sala das Lágrimas
Definido o nome, o papa eleito é conduzido à chamada Sala das Lágrimas, acompanhado do camerlengo — responsável por gerir o Vaticano durante a vacância — e do mestre de cerimônias litúrgicas. Ali, ele veste pela primeira vez a batina branca, deixando simbolicamente de ser cardeal para se tornar papa.
O anúncio oficial
Enquanto isso, os fiéis se reúnem na Praça São Pedro, à espera da tradicional declaração: "Habemus Papam". O anúncio é feito da varanda da Basílica de São Pedro, e geralmente ocorre entre uma e duas horas após o surgimento da fumaça branca.
Ao microfone, o cardeal protodiácono proclama: “Annuntio vobis gaudium magnum… habemus papam!” — “Anuncio a vocês uma grande alegria… temos um papa!”
Primeira bênção
Logo após ser apresentado ao mundo, o novo pontífice surge na sacada da basílica para dar sua primeira bênção apostólica, a tradicional Urbi et Orbi — “à cidade e ao mundo”. A partir deste momento, inicia-se oficialmente um novo papado.
Jantar com os cardeais
Desde João XXIII, tornou-se costume que o novo papa convide os cardeais para um jantar no mesmo dia da eleição. A refeição representa um momento de confraternização com os responsáveis por sua escolha. Ainda não há confirmação se esse encontro será mantido nesta edição do conclave.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.