Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Papa Leão XIV clama por fim das guerras em estreia pública no Vaticano

Internacional

Papa Leão XIV clama por fim das guerras em estreia pública no Vaticano

Em sua primeira oração dominical como pontífice, líder da Igreja Católica pede cessar fogo imediato em zonas de conflito e solidariedade ao povo ucraniano e à população de Gaza

Papa Leão XIV clama por fim das guerras em estreia pública no Vaticano

Foto: Vaticano News

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2025 às 08:00

Na manhã deste domingo (11), o Papa Leão XIV fez um forte apelo pela paz em zonas de conflito ao redor do mundo, durante a tradicional oração do “Regina Caeli”, celebrada diante de mais de 150 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O destaque de seu discurso veio com um apelo direto aos líderes mundiais por um cessar das hostilidades em diferentes regiões. Citando palavras do Papa Francisco, seu antecessor, Leão XIV descreveu o atual cenário global como uma “terceira guerra mundial travada aos poucos”. “Eu também me dirijo aos líderes do mundo com um apelo sempre oportuno: nunca mais a guerra!”, clamou.

Sobre a guerra no Leste Europeu, o pontífice expressou solidariedade ao povo ucraniano, pedindo a libertação de prisioneiros e o retorno de crianças deslocadas às suas famílias. “Carrego em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que se faça tudo o possível para alcançar uma paz autêntica, justa e duradoura”, afirmou. E referindo-se à crise humanitária na Faixa de Gaza, Leão XIV disse sentir “muita dor” diante da situação e pediu um cessar-fogo imediato, ajuda à população civil e a libertação de todos os reféns.

Em sua primeira aparição pública dominical como líder da Igreja Católica, Leão XIV também afirmou considerar um “dom de Deus” iniciar seu pontificado no chamado Domingo do Bom Pastor. “Caros irmãos e irmãs: bom domingo. Considero um dom de Deus que o primeiro domingo do meu serviço como bispo de Roma seja o Domingo do Bom Pastor”, disse, do balcão central da Basílica de São Pedro.

O papa ainda enfatizou a necessidade urgente de novas vocações sacerdotais e religiosas, pedindo que as comunidades católicas sejam espaços de acolhimento e incentivo para os jovens. “É importante que os jovens e as jovens encontrem, nas nossas comunidades, acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional”, declarou.