
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Após apelo por cessar-fogo, Ucrânia denuncia morte por ataque russo com drones
Internacional
Após apelo por cessar-fogo, Ucrânia denuncia morte por ataque russo com drones
Ataque aconteceu um dia após o presidente ucraniano condicionar a retomada de conversas de paz a um cessar-fogo imediato

Foto: Divulgação/Kremelin
A companhia ferroviária da Ucrânia acusou a Rússia de lançar drones contra um trem de carga nesta segunda-feira (12), em Donetsk, ferindo o condutor. O ataque aconteceu um dia após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condicionar a retomada de conversas de paz a um cessar-fogo imediato. Segundo a Reuters, 108 drones russos foram lançados durante a madrugada.
A Ukrzaliznytsia (Ferrovias Ucranianas) lamentou os ataques à malha ferroviária e afirmou: “As propostas de trégua estão sendo ignoradas, os ataques hostis à infraestrutura ferroviária... continuam”. Zelensky declarou que a proposta de Vladimir Putin é "um sinal positivo", mas reforçou que "não há razão para prolongar as mortes" e que o "primeiro passo" para a paz é a interrupção dos combates.
Putin sugeriu uma reunião em Istambul na quinta-feira (15) e declarou: "Estamos propondo que Kiev retome as negociações diretas sem quaisquer pré-condições". O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou que a Turquia "está pronta para sediar negociações que levem a uma solução permanente".
Nos EUA, Donald Trump pressionou Zelensky a aceitar o diálogo mesmo sem cessar-fogo, escrevendo: “FAÇAM A REUNIÃO, AGORA”. Já no Vaticano, o papa Leão XIV apelou por uma "paz autêntica, justa e duradoura", mencionando o "sofrimento do amado povo ucraniano".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.