
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Trump avança para encerrar status de proteção temporária de venezuelanos
Internacional
Trump avança para encerrar status de proteção temporária de venezuelanos
Ordem emitida pela Suprema Corte dos EUA abriu caminho para retirada de assistência humanitária, que torna venezuelanos mais vulneráveis a deportações

Foto: Official White House/Molly Riley
A Suprema Corte dos Estados Unidos abriu caminho para que o governo do presidente americano, Donald Trump, retire as proteções de deportação temporária de milhares de venezuelanos. A decisão foi feita nesta segunda-feira (19).
Em uma ordem breve e não assinada, a maioria dos membros do tribunal superior decidiu que o governo poderia prosseguir com os planos de encerrar uma forma de assistência humanitária conhecida como Status de Proteção Temporária (TPS). Essa medida, segundo advogados de imigração, pode tornar mais pessoas vulneráveis à deportação. A decisão do tribunal foi duramente criticada por defensores dos direitos dos imigrantes.
Ahilan Arulanantham, codiretor do Centro de Direito e Política de Imigração da Faculdade de Direito da UCLA, que representou os venezuelanos envolvidos no caso, descreveu a decisão como “a maior ação isolada de destituição de status imigratório de qualquer grupo de não cidadãos na história moderna dos EUA”.
Mas, em um enigmático segundo parágrafo da ordem, o tribunal observou que não estava avaliando se o governo poderia revogar autorizações de trabalho e outros benefícios do Status de Proteção Temporária (TPS) que já haviam sido emitidos após o governo Biden estender o status em janeiro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.