
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Rei Charles defende soberania do Canadá em meio ameaças de Trump: “Forte e livre”
Internacional
Rei Charles defende soberania do Canadá em meio ameaças de Trump: “Forte e livre”
Charles ocupa o posto de chefe de Estado canadense

Foto: The Crown in Canada
Durante visita oficial ao Canadá nesta terça-feira (27), o rei Charles III declarou que o país seguirá sendo "forte e livre". A fala ocorre em meio a tensões diplomáticas e ameaças de anexação feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Charles, que ocupa o posto de chefe de Estado canadense, tornou-se o primeiro monarca britânico em quase sete décadas a conduzir a cerimônia de abertura do Parlamento do país. No discurso, ele expressou sua afeição pelo Canadá.
Em sua fala, o rei mencionou o "país que os canadenses e eu tanto amamos", embora tenha evitado qualquer menção direta a Trump — que tem adotado medidas como a imposição de tarifas sobre produtos canadenses e já sinalizou o desejo de incorporar o Canadá como o 51º estado dos EUA. "O Verdadeiro Norte é realmente forte e livre", disse Charles, fazendo referência a um verso do hino nacional canadense.
O discurso que traça os rumos do governo para a nova sessão parlamentar foi redigido em grande parte por assessores do primeiro-ministro Mark Carney. Ainda assim, as declarações sobre o carinho pessoal pelo país partiram do próprio monarca. "Cada vez que venho ao Canadá [...] um pouco mais do Canadá se infiltra em minha corrente sanguínea – e de lá direto para o meu coração", destacou o rei, que esteve ao lado da rainha Camilla durante a cerimônia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.