Segunda-feira, 16 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

“Sensação de impotência”, diz treinador da seleção brasileira de handebol preso no Irã

Internacional

“Sensação de impotência”, diz treinador da seleção brasileira de handebol preso no Irã

Time seguiria para mundial na Tunísia; treinador busca alternativas para voltar ao Brasil

“Sensação de impotência”, diz treinador da seleção brasileira de handebol preso no Irã

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 15 de junho de 2025 às 17:00

O técnico da Seleção Brasileira de Handebol de Praia, Antônio Guerra Peixe, estava no aeroporto do Irã com sua delegação, composta por 10 adolescentes e 9 adultos, quando um ataque aéreo de Israel interrompeu os planos de viagem rumo a Dubai. O grupo seguia para a Tunísia, onde disputaria o mundial da modalidade a partir do dia 17. A ofensiva resultou no fechamento do aeroporto e na suspensão de todos os voos.

"A sensação é de impotência. Já estávamos no aeroporto e foi cancelado de repente. A percepção aqui no Irã é de que não está acontecendo nada, mas vemos pelas televisões, o mundo está mostrando. Existe uma preocupação muito grande", disse.

Segundo Guerra Peixe, o grupo já se preparava para embarcar quando um estrondo foi ouvido e o voo foi imediatamente cancelado. O treinador, que está no Irã desde abril, avalia três rotas para tentar retornar ao Brasil: seguir para Dubai no dia 16, caso possível; atravessar a fronteira com a Turquia rumo a Istambul; ou aguardar ajuda do governo brasileiro.

Ele descreve um sentimento de impotência diante da situação. Apesar da aparente tranquilidade no país, o cenário internacional mostra uma crescente tensão, com grande apreensão sobre os desdobramentos do conflito. Em paralelo, as negociações nucleares entre Irã e EUA, que aconteceriam em Omã, foram suspensas. O motivo não foi divulgado, mas o cancelamento ocorre após Israel realizar bombardeios que deixaram dezenas de mortos, aumentando a instabilidade na região.