Internacional
Irmã de brasileira desaparecida em vulcão na Indonésia diz que resgate "foi tudo mentira"

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Secretário dos EUA pede que China pressione Irã a não fechar o Estreito de Ormuz
“Eu incentivo o governo chinês em Pequim a contatá-los sobre isso, porque eles dependem fortemente do Estreito de Ormuz para seu petróleo”, disse Rubio
Foto: Reprodução/Instagram
O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, pediu neste domingo (22) que a China intervenha junto ao Irã para evitar o fechamento do Estreito de Ormuz, após os EUA realizarem ataques contra instalações nucleares iranianas. “Eu incentivo o governo chinês em Pequim a contatá-los sobre isso, porque eles dependem fortemente do Estreito de Ormuz para seu petróleo”, disse durante entrevista ao programa Sunday Morning Futures, da Fox News.
O apelo ocorre após o parlamento iraniano aprovar uma proposta para fechar o estreito, por onde transita cerca de 20% do petróleo e gás do mundo. Rubio, que também atua como conselheiro de segurança nacional, alertou que essa decisão seria um “suicídio econômico” para o Irã. “Se fizerem isso, será outro erro terrível. Teremos opções para reagir, mas outros países também serão muito afetados”, afirmou.
Rubio classificou a medida como uma escalada grave, que exigiria uma resposta dos EUA e de outras nações. As tensões aumentaram após autoridades americanas confirmarem que os ataques destruíram as principais instalações nucleares iranianas com o uso de bombas anti-bunker, mísseis Tomahawk e mais de 125 aeronaves.
Apesar da retórica dura, Rubio afirmou que Washington está aberto ao diálogo com Teerã, mas alertou que qualquer retaliação por parte do Irã seria “o pior erro que eles poderiam cometer”. Até o momento, a embaixada chinesa em Washington não se pronunciou sobre o pedido.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.