
Internacional
Putin reafirma a Trump que não cederá na Ucrânia, mas admite diálogo
Presidentes conversaram por ligação nesta quinta-feira (3); líder russo ponderou que está disposto a continuar negociando, segundo Kremlin

Foto: Divulgação/Kremelin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma ligação nesta quinta-feira (3) que não recuará em seus objetivos na Ucrânia, mas que ainda está interessado em uma solução negociada para a guerra, disse um assessor do Kremlin.
Durante a conversa, Trump levantou a questão de um fim rápido para o conflito, segundo Yuri Ushakov, o assessor do Kremlin. Putin afirmou que a Rússia está pronta para continuar negociando, mas que permanecia focada em eliminar o que chama de "causas profundas" do conflito. O presidente russo também informou que a próxima rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia, prevista para acontecer em Istambul, permaneceria restrita aos dois países.
Ainda segundo Ushakov, eles não abordaram a decisão dos EUA de suspender algumas transferências de munições para a Ucrânia. De acordo com a agência de notícias estatal TASS, o telefonema foi "profissional" e durou quase uma hora. A possibilidade de um encontro presencial entre Trump e Putin não foi discutida, embora Ushakov tenha dito que a "ideia está no ar", informou a TASS.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.