
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
"Deporte-os Já": Movimento extremista incita perseguição a imigrantes em cidade espanhola
Internacional
"Deporte-os Já": Movimento extremista incita perseguição a imigrantes em cidade espanhola
Polícia prendeu suposto líder do grupo, que convocou seguidores para perseguir marroquinos em Torre Pacheco, e atua em países europeus

Foto: Canva imagens
Um movimento xenófobo supremacista que organiza patrulhas de bairro para caçar imigrantes —o "Deport Them Now EU" ("Deporte-os já União Europeia", em português), mobilizou dezenas de pessoas, desencadeando cenas de violência e incitação ao ódio racial, nos últimos dias na cidade espanhola de Torre Pacheco.
O grupo é recente e opera em uma plataforma no Telegram destinada a convocar seguidores e partilhar mensagens contra imigrantes. Na Espanha, seu DNA está vinculado ao partido de extrema direita Vox, que atualmente tem 33 dos 350 deputados do Congresso, e prega a anti-islamização no país.
Os alvos são comunidades vindas de países do Norte da África, como Marrocos, Argélia e Tunísia. Com 40 mil habitantes, Torre Pacheco, em Múrcia, tem 30% de imigrantes, a maioria marroquinos que trabalham na agricultura. No domingo passado, um homem de 68 anos foi brutalmente espancado na rua por três jovens, que ele identificou pela origem norte-africana.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.