Internacional
Trump fala sobre tarifaço de produtos brasileiros: "Lula pode falar comigo quando quiser"

Presidente dos EUA se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia
Foto: Oficial White House/Daniel Torok
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou neste domingo (27) um acordo comercial com a União Europeia (UE), que reduz tarifas de 30% para 15% em vários produtos. A nova taxa também se aplica a automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos, enquanto o aço e o alumínio continuam com tarifa de 50%.
Trump se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia, e destacou que a UE investirá US$ 600 bilhões nos EUA, além de firmar acordos de compra de energia e equipamentos militares.
Segundo von der Leyen, o acordo proporciona “certeza em tempos incertos, estabilidade e previsibilidade”. Produtos estratégicos como aeronaves, peças e medicamentos terão tarifas zero, mas bebidas alcoólicas ficaram de fora.
O acordo ocorre antes do prazo final de 1º de agosto, quando novas tarifas dos EUA entrariam em vigor. Trump também afirmou que produtos brasileiros sofrerão aumento de 50% nas tarifas. Recentemente, ele firmou acordos com Reino Unido, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Japão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.