Internacional
Trump diz que tarifas serão de 15% a 20% para países que não tenham fechado acordos até sexta-feira

Presidente dos EUA ameaça retaliações econômicas com tarifas de 100%
Foto: The White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (28) que deu um novo prazo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para pôr fim à guerra na Ucrânia.
“Estabelecerei um novo prazo de aproximadamente 10 ou 12 dias a partir de hoje. Não há razão para esperar, simplesmente não vemos nenhum progresso sendo feito”, afirmou o presidente americano.
Anteriormente, Trump havia estabelecido um limite de 50 dias para que Putin buscasse um acordo de paz. Caso contrário, a Rússia enfrentaria tarifas de 100% sobre suas exportações. O prazo original foi anunciado em 14 de julho, junto com a ameaça de sanções secundárias a países que continuarem comprando petróleo russo.
“Estou decepcionado com o presidente Putin”, declarou Trump, ao lado do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, antes de uma reunião em solo escocês. “Vou reduzir os 50 dias que dei a ele para um prazo menor.”
Guerra na Ucrânia
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e atualmente controla cerca de 20% do território ucraniano. As tropas russas avançaram principalmente pelo leste, e Moscou não deu sinais de abrir mão de seus objetivos militares.
Enquanto isso, Trump, que exerce forte pressão para um acordo de paz, vem condicionando sua política externa a medidas econômicas e comerciais, na tentativa de forçar o recuo russo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.