Internacional
Trump prorroga acordo com o México por 90 dias e mantém tarifas sobre fentanil e metais

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Deputado que entregou Zambelli foi contra concessão de cidadania italiana a Bolsonaro
O político já havia apresentado um pedido formal para que o governo italiano negasse qualquer possibilidade de refúgio à deputada
Foto: Reprodução/X
O deputado italiano Angelo Bonelli, do Partido Verde Europeu, afirmou nesta terça-feira (30) que comunicou às autoridades italianas o paradeiro da deputada brasileira Carla Zambelli (PL-SP), que foi presa pela Interpol em Roma. Além do caso Zambelli, ele já criticou a tentativa de Jair Bolsonaro de obter cidadania italiana em 2023 e se posiciona publicamente em defesa da causa palestina, da Amazônia e do meio ambiente.
Desde que foi divulgada a ida de Zambelli à Itália, o parlamentar iniciou uma campanha pública em suas redes sociais e no parlamento italiano pedindo a extradição da brasileira. Ele defende que Zambelli responda à Justiça no Brasil. Nesta terça, Bonelli publicou na rede social X que a deputada estava em uma residência em Roma. "Carla Zambelli está em uma casa em Roma. Dei o endereço à polícia, e a polícia já identificou Zambelli", escreveu. Autoridades italianas ainda não confirmaram oficialmente a extradição.
O político já havia apresentado um pedido formal para que o governo italiano negasse qualquer possibilidade de refúgio à deputada. Em um dos documentos protocolados, ele detalhou os crimes atribuídos à brasileira, incluindo a “propagação de notícias falsas”, a “invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça com o objetivo de inserir documentos falsos”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.