
Internacional
Trump demite economista que divulgou dados negativos de emprego nos EUA
Trump alegou, sem comprovação, que Erika McEntarfer manipulou os dados e disse que ela havia sido indicada por Joe Biden

Foto: Oficial White House/Daniel Torok
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exonerou na última sexta-feira (1º) Erika McEntarfer, chefe do Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão responsável pela divulgação do relatório mensal de empregos do país. A demissão ocorreu após a publicação de dados que apontaram desaceleração nas contratações em julho e revisões negativas nos números de maio e junho.
Trump alegou, sem comprovação, que Erika manipulou os dados. O ex-presidente afirmou que Erika foi indicada por Joe Biden e justificou a decisão dizendo que “precisamos de números de emprego precisos”, prometendo substituí-la por alguém “mais competente e qualificado”.
Erika McEntarfer, no entanto, possui uma longa trajetória técnica no serviço público. Antes de liderar o BLS por um ano e meio, atuou em instituições como o Census Bureau, o Departamento do Tesouro e o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, sempre em funções técnicas, sem vínculos partidários. Ela é doutora em Economia pela Virginia Tech e sua pesquisa acadêmica se concentra em mercado de trabalho, mobilidade e rigidez salarial.
A demissão gerou reações entre especialistas, que veem na ação de Trump um novo episódio de politização de órgãos técnicos e uma tentativa de descredibilizar dados econômicos oficiais durante a corrida presidencial de 2024.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.