
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
China declara apoio ao Brasil contra tarifa dos EUA e condena pressão externa
Internacional
China declara apoio ao Brasil contra tarifa dos EUA e condena pressão externa
Governo chinês manifesta solidariedade em meio a atritos diplomáticos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A China declarou, nesta quarta-feira (6), apoio ao Brasil diante do aumento tarifário imposto pelos EUA e das pressões externas sobre decisões internas do país. O governo chinês considerou excessiva a taxação e condenou ações que representem “intimidação” ao Brasil em sua política econômica e institucional. A declaração foi feita através de uma ligação telefônica entre o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o embaixador brasileiro Celso Amorim. As informações são do InfoMoney.
Wang afirmou que Pequim é contrária à interferência “irracional” em assuntos domésticos brasileiros e que continuará apoiando os direitos do país. O posicionamento chinês ocorre no mesmo dia em que entrou em vigor a tarifa de 50% aplicada pelos EUA a produtos brasileiros, e após críticas da Casa Branca à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de determinar prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro, episódio que acirrou o atrito diplomático entre os países.
Trump, em carta a Lula, mencionou o julgamento de Bolsonaro como justificativa parcial para o tarifaço, chamando o processo de “caça às bruxas”. A defesa aberta do republicano ao ex-presidente brasileiro tem agravado o impasse político-comercial com o governo brasileiro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.