
Internacional
Trump ordena uso de força militar contra cartéis latino-americanos
Diretiva secreta classifica grupos latino-americanos como terroristas e abre caminho para ações militares fora dos EUA

Foto: Official White House/Joyce N. Boghosian
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou secretamente uma diretiva que autoriza o Pentágono a empregar forças militares contra cartéis de drogas latino-americanos classificados pelo governo como grupos terroristas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8), pelo jornal The New York Times, com base em fontes anônimas.
A medida cria respaldo oficial para operações militares diretas, tanto no mar quanto em solo estrangeiro, funções até então restritas a agências policiais no combate ao tráfico de drogas. Segundo o jornal, unidades militares norte-americanas já começaram a planejar como poderiam perseguir esses grupos.
Após a publicação, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, negou qualquer possibilidade de invasão norte-americana ao território mexicano.
“Fomos informados de que esta ordem executiva estava chegando e que não tinha nada a ver com a participação de qualquer militar ou instituição em nosso território. Os EUA não virão ao México com as forças armadas. Nós cooperamos, colaboramos, mas não haverá invasão. Isso está descartado, absolutamente descartado. Além disso, declaramos isso em todas as ligações: que não é permitido, nem faz parte de nenhum acordo”, declarou Sheinbaum em coletiva.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.