
Internacional
Trump considera encontro com Zelensky no Alasca
Após críticas do presidente ucraniano e de líderes europeus, um oficial do governo americano afirmou que encontro entre Putin e Trump pode se tornar trilateral

Foto: The White House
Um alto funcionário da Casa Branca afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a receber o líder ucraniano Volodymyr Zelensky nas negociações de paz que pretende realizar com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca, na próxima sexta-feira (15). Ele confirmou que a possibilidade está em discussão, mas ressaltou que, até o momento, o encontro segue planejado como uma reunião bilateral entre Trump e Putin, a pedido do líder russo.
“Todos estão muito esperançosos de que isso aconteça”, disse o funcionário, segundo a NBC News. Trump já havia indicado que poderia começar as conversas apenas com Putin, mas agora afirma ver “uma chance” de promover uma cúpula trilateral. O presidente da Ucrânia reagiu de forma crítica à exclusão de seu país da agenda. Em publicação no X, Zelensky afirmou que o encontro marcado para o Alasca está “muito longe desta guerra” e que qualquer acordo sem Kiev será uma “decisão morta”.
“O que os russos ainda impõem é a ideia de ‘trocar’ território ucraniano por território ucraniano, com consequências que garantem nada além de posições mais convenientes para retomarem a guerra”, afirmou.
A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho. Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.