
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
ONG aponta manipulação do governo Trump em relatório sobre violação de direitos humanos
Internacional
ONG aponta manipulação do governo Trump em relatório sobre violação de direitos humanos
Segundo organização, relatório dos EUA ignorou violações de países considerados aliados e apontou piora no cenário da violação em países com governos desalinhados com a Casa Branca

Foto: Official White House/Daniel Torok
A Human Rights Watch (HRW), uma das principais organizações não governamentais do mundo, acusou os Estados Unidos de manipulação política e mentiras, no relatório anual sobre violação de direitos humanos em várias nações do mundo, inclusive no Brasil. O relatório foi divulgado pelo governo americano nesta terça-feira (12).
Segundo a HRW, o Governo Trump ignorou, no relatório, violações de países de mesmo alinhamento, como El Salvador, Hungria e Israel. Já em países que tem governos desalinhados com a Casa Branca, os dados manipulados tem piora do cenário.
"O novo relatório de direitos humanos do Departamento de Estado é, em muitos aspectos, um exercício de encobrimento e enganação. O governo Trump transformou grande parte do relatório em uma arma que faz os autocratas parecerem mais palatáveis e minimiza os abusos de direitos humanos que ocorrem esses lugares", afirmou a diretora do HRW, Sarah Yager.
A ONG considera que a credibilidade do relatório anual foi posta em cheque, com a exclusão de violações de direitos de mulheres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outros grupos, presentes em relatórios anteriores. “Categorias inteiras de abusos foram apagadas, enquanto graves violações de direitos por governos aliados foram encobertas”, completou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.