
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Rússia diz que Repórteres Sem Fronteiras é indesejável e proíbe ONG no país
Internacional
Rússia diz que Repórteres Sem Fronteiras é indesejável e proíbe ONG no país
Desde início da ofensiva contra Ucrânia, autoridades russas aumentaram repressão e prenderam centenas de pessoas

Foto: Canva/Imagens
O Ministério da Justiça da Rússia declarou a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que atua na defesa da liberdade de imprensa, como “indesejável”, medida que, na prática, equivale à proibição da organização, em meio ao aumento da repressão a qualquer forma de dissidência no país.
De acordo com a lista oficial publicada no site do ministério, consultada nesta quinta-feira (14) pela AFP, a RSF passou a integrar o grupo de organizações estrangeiras cujas atividades são consideradas indesejáveis na Rússia. Essa classificação impede que a ONG atue livremente, já que expõe funcionários, colaboradores e financiadores a processos judiciais, inclusive com risco de prisão.
Desde a ofensiva contra a Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, as autoridades russas intensificaram a repressão às vozes críticas, prendendo centenas de pessoas e proibindo dezenas de ONGs e veículos de comunicação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.