Terça-feira, 09 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Protesto contra bloqueio de redes sociais deixa 19 mortos no Nepal

Internacional

Protesto contra bloqueio de redes sociais deixa 19 mortos no Nepal

A manifestação, realizada em frente ao parlamento, terminou em confronto quando parte da multidão tentou invadir a casa legislativa

Protesto contra bloqueio de redes sociais deixa 19 mortos no Nepal

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 08 de setembro de 2025 às 14:42

Atualizado: no dia 08 de setembro de 2025 às 15:03

Ao menos 19 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em protestos contra o governo do Nepal, desencadeados pelo bloqueio de redes sociais e denúncias de corrupção.

A manifestação, realizada em frente ao parlamento, terminou em confronto quando parte da multidão tentou invadir a Casa. Policiais usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes, em sua maioria jovens. Segundo a polícia, mais de mil pessoas ficaram feridas, entre elas 28 agentes. Na cidade de Itahari, no leste do país, dois manifestantes morreram durante os confrontos.

De acordo com o superintendente médico chefe do Centro Nacional de Traum,, Dr. Badri Risal, em conversa com agênia internacional, sete das vítimas fatais morreram na unidade hospitalar.

O governo justificou o bloqueio das plataformas afirmando que as empresas não colaboraram com a Justiça no combate a abusos online, incluindo disseminação de discurso de ódio, fake news, fraudes e crimes cometidos por usuários com perfis falsos.