
Internacional
Governo Trump anuncia início de repressão à imigração em Chicago
Governador democrata de Illinois diz que governo estaria pronto para enfrentar Trump na Justiça se o presidente ordenasse a entrada de tropas da Guarda Nacional na cidade

Foto: Official White House/ Molly Riley
O governo do presidente americano Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (8) que iniciou uma operação contra a imigração ilegal em Chicago.
O Departamento de Segurança Interna (DHS) emitiu um comunicado à imprensa anunciando a operação, que chamou de Operação Midway Blitz. Segundo o órgão, a repressão tem como alvo imigrantes indocumentados com antecedentes criminais. "Nenhuma cidade é um porto seguro para imigrantes ilegais criminosos", declarou Tricia McLaughlin, secretária assistente de relações públicas do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE).
Autoridades locais e defensores dos imigrantes disseram que os moradores pareciam estar se preparando para prisões, mas que poucas detenções haviam sido vistas até a manhã desta segunda-feira. Pelo menos três pessoas foram presas no sudoeste de Chicago no domingo, de acordo com a Coalizão de Illinois pelos Direitos dos Imigrantes e Refugiados (ICIRR), que monitora de perto as atividades de fiscalização da imigração.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.