Internacional
Governo Trump endurece teste de cidadania dos EUA

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Senadores dos EUA apresentam projeto para derrubar tarifas sobre produtos do Brasil
Democratas e republicanos classificam medida de Trump como “abuso ilegal” e defendem cancelamento imediato das taxas adicionais
Foto: Divulgação- Nelson Trad Filho/Flickr.com
Senadores republicanos e democratas dos Estados Unidos, apresentaram nesta quinta-feira (18), um projeto de lei para barrar as tarifas impostas contra produtos importados do Brasil.
O texto prevê o cancelamento imediato das tarifas adicionais de 40% com base na Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (International Emergency Economic Powers Act - IEEPA).
A medida foi apresentada por cinco senadores, incluindo o líder da minoria democrata, Chuck Schumer, de Nova York, e um republicano, Rand Paul, do Kentucky. Os outros três nomes envolvidos são Jeanne Shaheen, de New Hampshire, Tim Kaine, de Virginia, e Ron Wyden, do Oregon.
As tarifas pautadas foram decretadas em 30 de julho, através da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA). Shaheen e Kaine alegaram que não há situação de emergência econômica com o Brasil, como a balança comercial é superavitária para os EUA. Para os parlamentares, a justificativa legal usada por Trump para impor as tarifas não é válida.
Os senadores afirmaram que a iniciativa de Trump é um
"abuso ilegal" do poder presidencial e um "imposto corrupto" que pesa sobre as famílias americanas. Kaine informou que o objetivo do projeto é impedir "guerras comerciais incompetentes e caóticas que tornam bens do dia a dia mais caros".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.