Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Morre Claudia Cardinale, ícone do cinema italiano

Internacional

Morre Claudia Cardinale, ícone do cinema italiano

Atriz foi símbolo da era de ouro do cinema europeu, com carreira marcada por papéis memoráveis e independência pessoal

Morre Claudia Cardinale, ícone do cinema italiano

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 24 de setembro de 2025 às 06:55

A atriz Claudia Cardinale, ócone do cinema italiano,faleceu nesta terça-feira (23), aos 87 anos, em sua casa em Nemours, na França. A causa da morte não foi divulgada

Nascida na Tunísia em 1938, foi descoberta por um diretor francês ainda adolescente, e deu início à carreira após vencer um concurso de beleza que a levou ao Festival de Veneza, em 1957. Sua estreia no cinema ocorreu no clássico “Rufufu” (1958), e logo passou a trabalhar com grandes nomes como Visconti, Fellini e Monicelli, tornando-se um rosto marcante do cinema italiano e europeu. Ainda nos anos 1950, deu à luz seu primeiro filho, Patrick, fruto de um estupro que manteve em segredo por anos.

Em 1963, viveu seu auge com três filmes icônicos: “O Leopardo”, de Visconti; “8½”, de Fellini; e “A Pantera Cor-de-Rosa”, de Blake Edwards. A atriz demonstrava versatilidade ao alternar entre o rigor clássico de Visconti, o improviso de Fellini e o humor hollywoodiano, sem nunca se prender totalmente ao cinema dos EUA. Ao longo da carreira, atuou em mais de 130 filmes e contracenou com astros como Alain Delon, Mastroianni, Lancaster, John Wayne e Marlon Brando.