Internacional
Vaias e saída de delegações marcam início de discurso de Netanyahu na Assembleia da ONU

Presidente lidera fóruns e destaca justiça ambiental na ONU
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula encerra nesta quarta (24) sua agenda em Nova York, após abrir a 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Pela manhã, lidera a segunda edição do fórum Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, ao lado dos presidentes do Chile e da Espanha, com representantes de 30 países. O encontro busca fortalecer a cooperação internacional contra ataques às instituições, discursos extremistas e desigualdade.
À tarde, Lula participa do encontro climático com chefes de Estado, ao lado de António Guterres. A reunião visa acelerar compromissos ambientais antes da COP30, prevista para novembro, em Belém (PA). O Brasil defende metas de redução de emissões entre 59% e 67%, e propõe a criação de um conselho global de monitoramento climático.
Durante discurso na ONU, Lula ressaltou que a crise ambiental deve ocupar lugar central na agenda internacional. Defendeu justiça climática entre países ricos e pobres, e lançou proposta brasileira para conservar florestas tropicais como medida urgente contra o aquecimento global.
Nos bastidores da ONU, Lula teve uma breve conversa com Donald Trump, proposta pelo norte-americano. O Planalto confirmou o diálogo e a possibilidade de um novo encontro entre os dois, ainda sem definição sobre formato. Após uma coletiva de imprensa, Lula retorna ao Brasil na noite desta quarta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.