Internacional
Vaias e saída de delegações marcam início de discurso de Netanyahu na Assembleia da ONU

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Brasil vai exigir da ONU ação concreta para criação de Estado palestino, diz Lula
Brasil exige criação de Estado palestino e critica omissão internacional
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil cobrará da Organização das Nações Unidas (ONU) a implementação da decisão de criação de um Estado palestino, apoiada por mais de 150 países. A declaração foi feita na quarta-feira (24), durante entrevista coletiva sobre a participação brasileira na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York.
Lula voltou a denunciar as ações de Israel na Faixa de Gaza, classificando-as como um massacre. “Eu penso que o mundo inteiro já está tomado da percepção de que você não tem uma guerra em Gaza, você tem um genocídio de um exército fortemente preparado contra um povo indefeso, sobretudo mulheres e crianças”, disse.
O presidente ainda responsabilizou o Conselho de Segurança por não conter o genocídio. “Esse genocídio só está acontecendo porque quem pode parar não tomou a atitude de parar. A mesma ONU que teve força para criar o Estado de Israel deveria ter força para criar o Estado palestino”, afirmou, cobrando ação direta da organização.
Durante discurso na Assembleia, Lula defendeu o reconhecimento internacional da Palestina, criticou o Hamas e reforçou a gravidade da situação. “Os atentados terroristas perpetrados pelo Hamas são indefensáveis sob qualquer ângulo. Mas nada, absolutamente nada, justifica o genocídio em curso em Gaza”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.