Domingo, 28 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Trump aciona Suprema Corte para acabar com cidadania por nascimento

Internacional

Trump aciona Suprema Corte para acabar com cidadania por nascimento

Recurso defende mudança em entendimento histórico

Trump aciona Suprema Corte para acabar com cidadania por nascimento

Foto: Official White House/Gabriel B Kotico

Por: Metro1 no dia 27 de setembro de 2025 às 12:00

O governo de Donald Trump solicitou à Suprema Corte dos EUA que analise a legalidade de um decreto que visa dar fim a cidadania por nascimento. O pedido desafia a tradicional interpretação da 14ª Emenda, que assegura nacionalidade a quem nasce em território americano. As informações são da CNN.

No recurso, o governo argumenta que essa leitura é incorreta e resultou em impactos negativos. Segundo o procurador-geral D. John Sauer, as decisões judiciais anteriores prejudicam a segurança nas fronteiras e desconstroem uma política considerada essencial pela gestão.

Sauer também afirmou que as decisões estendem, sem base legal, a cidadania a milhares de pessoas que não atendem aos critérios exigidos pela Constituição, o que, para ele, compromete a integridade do sistema.

Em junho, a Suprema Corte avaliou tema relacionado, mas focado em limites de atuação dos tribunais inferiores. Por seis votos a três, o poder dessas cortes foi restringido, mas não totalmente anulado.