
Internacional
Explosão em Munique adia Oktoberfest e deixa cidade em estado de alerta
Medidas de segurança foram reforçadas após incidente com explosivos na cidade de Munique

Foto: Canva Imagens
A abertura da Oktoberfest em Munique, na Alemanha, foi adiada nesta quarta-feira (01) após explosões e tiroteio na zona norte da cidade, que resultaram na morte de um homem e na mobilização de uma operação policial. Inicialmente, as autoridades chegaram a avaliar a possibilidade de suspensão completa do festival, mas os portões foram reabertos no fim da tarde após varreduras de segurança no parque onde ocorre o evento.
As investigações apontaram que o caso não teve ligação direta com o festival, mas sim com uma disputa familiar. Um comerciante alemão de 57 anos teria incendiado a casa dos pais, armado explosivos e matado o próprio pai, de 90 anos, a tiros. Sua mãe, de 81 anos, e a filha, de 21, ficaram feridas e seguem hospitalizadas. O homem foi encontrado com uma mochila de explosivos e morreu em seguida, em circunstâncias que sugerem suicídio.
O episódio levou Munique a entrar em estado de alerta, com fechamento temporário de vias, escolas e estações de metrô. A carta encontrada com o suspeito continha ameaças, mas a polícia descarta ligação com grupos extremistas. A Oktoberfest, que recebe mais de 6 milhões de visitantes por edição, segue até domingo (5) sob reforço de segurança.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.