
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Shutdown nos EUA: Trump promete cortes e agradece oposição por "oportunidade"
Internacional
Shutdown nos EUA: Trump promete cortes e agradece oposição por "oportunidade"
Casa Branca fala em "milhares" de demissões e projetos começaram a perder verbas, mas pesquisas mostram que discurso oficial não convenceu americanos

Foto: Official White House/Andrea Hanks
No segundo dia do chamado “shutdown” — a paralisação parcial do governo dos Estados Unidos —, o presidente Donald Trump classificou o cenário como “perfeito” para ampliar cortes na máquina pública e, em tom irônico, chegou a agradecer aos democratas pela “chance inédita”.
Entre as medidas prometidas estão demissões em larga escala e redução de verbas. A estratégia de Trump é transformar o impasse orçamentário em ferramenta para avançar em sua agenda e enfraquecer projetos da oposição. Por ora, no entanto, a percepção popular é de que ele e seus aliados são os principais responsáveis pela crise.
Em postagem no Truth Social, Donald Trump disse que vai se reunir com o diretor de Orçamento da Casa Branca para definir quais “agências democratas” terão cortes, sem detalhar quais. Em tom irônico, agradeceu à oposição pela “oportunidade sem precedentes” e sugeriu que os alvos podem ser órgãos ligados ao meio ambiente e à transição energética. Já o diretor Russell Vought afirmou que projetos de transporte em Nova York, reduto democrata, já tiveram verbas suspensas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.