Internacional
Antes da reunião entre ministros, Trump pede que Brasil abandone ideia de “moeda do Brics” no lugar do dólar

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo após devolução de corpo não identificado
Autoridades confirmam que apenas três dos quatro corpos entregues pertencem a reféns israelenses
Foto: Unsplash
O Exército de Israel informou que um dos quatro corpos devolvidos pelo Hamas durante a primeira fase do cessar-fogo não pertence a um refém. Após exames de DNA realizados pelo Instituto de Medicina Legal, foram identificados apenas os corpos do militar Tamir Nimrodi, 18 anos, de Uriel Baruch, 35, e de Eitan Levy, 53. As autoridades acreditam que o quarto corpo seja de um palestino morto em Gaza, mas ainda não decidiram o destino dos restos mortais.
Com essa constatação, Israel acusou o Hamas de violar o acordo de trégua, que previa a entrega de todos os reféns, vivos ou mortos, em até 72 horas prazo já expirado. Segundo o governo israelense, ainda faltam ser entregues 24 corpos. Forças egípcias entraram na Faixa de Gaza para auxiliar nas buscas, e a expectativa é que mais quatro corpos sejam transferidos ao Exército de Israel ainda hoje, de acordo com o canal saudita Al Arabiya.
Enquanto isso, o Hamas retomou o controle sobre as principais cidades de Gaza após a retirada das tropas israelenses para a chamada “Linha Amarela”, conforme o acordo mediado pelos EUA. Fontes locais relatam que o grupo extremista vem realizando ofensivas de vingança contra clãs e milícias, com relatos de execuções. O portal israelense Ynet afirma que ao menos 52 membros do clã Dagmoush foram mortos. A situação contrasta com o plano do presidente americano Donald Trump, que prevê o desarmamento do Hamas, promessa que ele afirma ter recebido garantias de que será cumprida.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.