
Internacional
Venezuela denuncia EUA na ONU por ações secretas da CIA
Maduro acusa Washington de tentar desestabilizar seu governo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Venezuela apresentará nesta quinta-feira (16) uma denúncia contra os Estados Unidos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O governo de Nicolás Maduro acusa Washington de tentar derrubá-lo por meio da Agência Central de Inteligência (CIA).
“O povo venezuelano rejeita qualquer tipo de intervenção”, afirmou Maduro. Na quarta-feira (15), Donald Trump confirmou ter autorizado operações secretas da CIA em território venezuelano. Segundo ele, o regime enviaria criminosos e drogas aos Estados Unidos. Para o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, a fala de Trump fere o direito internacional e a Carta da ONU.
De acordo com o jornal The New York Times, a CIA agora tem aval para conduzir ações letais contra Maduro, de forma autônoma ou com apoio das Forças Armadas. Questionado se há planos militares, Trump não negou, mas evitou dar uma resposta direta.
Os Estados Unidos reforçaram sua presença militar no Caribe com mais de 10 mil soldados. Em setembro, destruíram cinco embarcações supostamente ligadas ao tráfico, matando 27 pessoas. A denúncia da Venezuela também será enviada ao secretário-geral da ONU, António Guterres. Maduro declarou que não quer guerra.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.