
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Passaporte dos EUA sai do top 10 mundial pela 1ª vez e cai para 12º lugar, segundo ranking
Internacional
Passaporte dos EUA sai do top 10 mundial pela 1ª vez e cai para 12º lugar, segundo ranking
Documento americano perdeu força após Brasil voltar a exigir visto; Singapura mantém liderança entre os passaportes mais poderosos

Foto: Reprodução/Canva
O passaporte dos Estados Unidos deixou pela primeira vez o top 10 dos mais poderosos do mundo e agora ocupa a 12ª posição, empatado com o da Malásia. Os dados são da nova edição do Henley Passport Index, divulgada no dia 7 pela consultoria Henley & Partners.
O ranking avalia 199 passaportes e 227 destinos, com base no número de países que permitem entrada sem visto. Atualmente, o passaporte americano dá acesso a 180 destinos, dois a menos que em julho. Segundo a consultoria, a queda foi influenciada, entre outros fatores, pela decisão do Brasil de voltar a exigir visto de entrada para turistas dos EUA em abril deste ano.
No topo da lista continua o passaporte de Singapura, com entrada liberada em 193 destinos. Em seguida aparecem Coreia do Sul e Japão, com 190 e 189 acessos, respectivamente. O passaporte mais fraco do mundo segue sendo o do Afeganistão, que permite entrada sem visto em apenas 24 países.
O passaporte brasileiro também caiu no ranking: passou do 16º para o 19º lugar, com acesso a 169 destinos, empatado com Argentina e San Marino. Em 2014, os Estados Unidos chegaram a ocupar o primeiro lugar da lista, mas, segundo o criador do índice, Christian Kaelin, “nações que abraçam a abertura e a cooperação estão avançando rapidamente, enquanto aquelas que se apoiam em privilégios do passado estão sendo deixadas para trás”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.